Nenhum de nós é tão forte quanto todos nós juntos!

Sempre acreditei que o apoio e suporte que recebemos e damos uns aos outros é o que fortalece a humanidade e a faz evoluir. Existe um famoso provérbio africano que diz: Se quiser ir rápido vá sozinho, mas se quiser ir longe vá acompanhado.

Ainda inspirada com provérbios, citações e histórias, nesse percurso li sobre a experiência de um antropólogo numa tribo africana:

Um antropólogo estava estudando os usos e costumes de uma tribo na África e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo, então, propôs uma brincadeira para as crianças, que achou ser inofensiva.

Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, colocou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e deixou o cesto debaixo de uma árvore. Chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse “já!”, elas deveriam sair correndo até o cesto e, a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.

As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse “Já!”, instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.

O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

Elas simplesmente responderam:

“Ubuntu, tio.

Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?”

 

Ubuntu significa: “sou o que sou pelo que NÓS SOMOS !”

Atente para o detalhe: pelo que SOMOS, não pelo que temos…

 

Assim nasceu a ideia do nome Sommos Consultoria. Porque não dá para ser feliz se o outro estiver triste! Muitas pessoas se sentem angustiadas quando precisam tratar de assuntos financeiros e muitas empresas, principalmente as menores, apresentam dificuldades no momento de controlarem e avaliarem suas finanças. Mesmo com toda essa dificuldade é preciso tratar de finanças no dia a dia. Precisamos de dinheiro para realizar nossos projetos, sonhos e para sobreviver!

Para criar a Sommos Consultoria Financeira, reuni todo o meu conhecimento e experiência desde minha formação original em Ciências Econômicas, Ciências Contábeis (como bacharel), especialização em Gestão de Negócios (IBMEC) e Gestão Contábil e Tributária (UFF/RJ) até os mais de 20 anos atuando na área financeira de empresas dos mais diversos ramos como hotelaria, restaurante, posto de gasolina, administradora de bens e serviços, setor público e de construção civil. Em todos eles as necessidades e rotinas financeiras se assemelham já que o financeiro representa o coração do todo negócio – business.

Nesse desafio me proponho a mostrar e seguir junto com meus clientes numa jornada de incríveis descobertas e conquistas financeiras. Nada de fórmulas mágicas! Mas, de consciência, entendimento e comprometimento com você mesmo, com seu negócio, com seu propósito!

Aproveito para lhe fazer uma pergunta: qual o seu MAIOR sonho?

Deixe sua resposta nos comentários e vamos juntos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *